Projetos
Projeto BLIC&CLIC
Agrupamento de Escolas da Maia
Problemas da educação dos nossos dias, como o insucesso educativo, o abandono escolar e o desinteresse pelos conteúdos abordados nas aulas tornaram-se algo com que entidades governativas, professores e pais se têm vindo a preocupar. Nesse contexto, apresentamos o desenho e desenvolvimento de um projeto europeu Erasmus+, aprovado, de que fazem parte escolas da Polónia, Portugal, Itália, Grécia, Turquia e Roménia, bem como a Universidade do Minho. Este projeto propõe o uso de dispositivos móveis em ambientes educativos, como forma de transformar práticas pedagógicas através da formação e acompanhamento de professores na experimentação de cenários pedagógicos inovadores, como o mobile learning e o flipped learning.
Assim, este projeto apresenta, de forma detalhada, os contornos desta parceria colaborativa, os objetivos, o público-alvo e a forma de concretização prática. Hoje, faz ainda mais sentido esta partilha de experiências e desenhos de projetos de intervenção, por darem respostas aos desafios do futuro, aos desafios promovidos pela União Europeia, com o intuito de desenvolver competências de formação e educação.
Projeto Ecos do Levante
Agrupamento de Escolas do Levante da Maia
O projeto educativo do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia aposta na educação ambiental e no desenvolvimento de uma consciência ecológica através da experimentação, visando a aquisição de valores e a promoção de atitudes e comportamento sustentáveis.
Procuramos promover o desenvolvimento global dos nossos alunos em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas), bem como a experimentação e o uso de múltiplos saberes de forma a permitir compreender a complexidade do mundo e agir com inteligência, ética e afeto. É com base nestes princípios que está orientado todo o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Levante em defesa do ambiente que nos rodeia e do desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma educação ativa para a cidadania.
Desde 2009 que o trabalho desenvolvido na área da Educação Ambiental está centralizado no Ecos do Levante, enquadrado no Programa Eco-Escolas, um programa internacional orientado para a implementação da Agenda 21, através da aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos no agrupamento são alargadas a toda a comunidade educativa e integram a participação em processos de decisão, a sua organização e execução.
Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência ecológica, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas) e faça uso de múltiplos saberes de forma a permitir compreender a complexidade do mundo e agir com inteligência, ética e afeto. É com base nestes grandes princípios que o Ecos do Levante se orienta. Designadamente, através do trabalho desenvolvido procuramos dar resposta ao 7.º objetivo de desenvolvimento do Milénio.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
Sou um Eco Cidadão...no AELevante, levamos a sério a Natureza. Sensibilizamos a Comunidade para a Educação Ambiental!
Mais informações em:
ecosdolevante.blogspot.com
Projeto Saber +
Agrupamento de Escolas de Águas Santas
O projecto saber + surgiu como resultado de um necessidade identificada na escola que implicava à partida a melhoria dos resultados escolares fomentando nos alunos uma aprendizagem de forma autónoma, com recurso às novas tecnologias de informação.
A implementação deste plano de mudança e inovação visou ainda estimular a aprendizagem cooperativa, valorizando as competências sociais e incremento das relações grupais para além de fidelizar os alunos à escola através do mérito havendo também a preocupação de lhe dar visibilidade pública.
Mais informações em:
https://projetomais.aescas.net/
Projetos Educação
Câmara Municipal da Maia
A Divisão de Educação do Município da Maia elegeu, desde a sua génese, a qualidade dos serviços prestados à comunidade educativa como prioridade de intervenção.
No início dos anos 80, a Maia vê surgir o primeiro grande investimento público no âmbito das então novas tecnologias da informação e da comunicação, tendência que perdura até à atualidade. A utilização das tecnologias ao serviço da Educação tem vindo a ser fomentada nas salas de aula e reconhecida como uma mais-valia para aquisição e consolidação de aprendizagens. Assumem-se, hoje, como o ecrã da dinâmica das escolas e dos trabalhos produzidos.
Participa+: Aprender, Colaborar e Partilhar
Carlos Moreira - Lusoinfo
O Projeto "Participa+: Aprender, Colaborar e Partilhar", destinado a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como missão reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade.
Pretendemos com este projeto desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade (local, nacional e internacional) e construir um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha.
Os principais objetivos do projeto são:
•Promover a utilização dos Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem;
•Criar um ambiente de aprendizagem inovador, adaptativo ao aluno, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem;
•Melhorar os conhecimentos culturais, sociais e políticos da comunidade;
•Potenciar a participação dos alunos e das famílias na comunidade local;
•Projetar a socialização e a comunicação com a comunidade;
•Potenciar a capacidade de iniciativa;
•Impulsionar a criatividade;
•Trabalhar valores e a responsabilidade social;
•Promover e estimular o espírito empreendedor nos alunos.
O projeto inclui as seguintes áreas e funcionalidades:
1)Mural;
2)Criação conteúdos para trabalhar a Educação para a Cidadania;
3)Criação de Currículo Local (património e poder local);
4)Integração de conteúdos digitais curriculares (português, matemática, estudo do meio e inglês);
5)Sistema de Gestão de crachás;
6)Integração dos projetos educativos e projetos comunitários.
TEMA
Projeto BLIC&CLIC: Agrupamento de Escolas da Maia
Projeto Ecos do Levante - AE Levante da Maia
Projeto Saber+ - AE de Águas Santas
Projetos Educação - Câmara Municipal da Maia
Participa+: Aprender, Colaborar e Partilhar
Moderador: Marco Bento
HORÁRIO
5 setembro 2017
14:00 / 16:00