top of page

Oradores

thumbnail_Aline Santos a_edited.png

Aline Santos é professora do 1.º ciclo desde 1999. Obteve a licenciatura em Ensino Básico, variante de Português/Inglês, iniciou outra licenciatura em Ciências da Educação, o Mestrado na mesma área, especializando-se em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Desde 2014 é responsável pelos Projetos Internacionais nas Escolas do 1.º Ciclo, no Agrupamento de Escolas da Maia. Em 2015 criou um Comité para conceber o Plano de Desenvolvimento Europeu, promovendo os projectos europeus em todo o Agrupamento. Também participa no projeto Supertabi desde 2017, passando a transformar as suas práticas pedagógicas. Coordena o projeto Erasmus+ Games2Learn & Gamification2Engage relacionado com o uso de cenários pedagógicos inovadores em sala de aula. Coordena o projeto NEMESIS um projeto Horizonte2020, que visa desenvolver competências de inovação social nos alunos, capacitando-os a serem os agentes de mudança do futuro. É formadora do Centro de Formação de Professores CFAEmaiatrofa. Coordena a E.B. 1 de Gueifães com 416 crianças e alunos.

Agrupamento de Escolas da Maia

Aline Santos

FOTO_AM.jpg

Docente e Diretor de investigação em Design da Universidade Lusófona / ISMAT.

Américo Mateus, doutorou-se em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora onde desenvolveu e validou, entre pares, uma metodologia de Design para a inovação chamada IDEAS(R)EVOLUTION. Tem mais de 45 artigos científicos publicados e coordenou a implementação de mais 48 casos reais, aplicando e validando a metodologia IDEAS(R)EVOLUTION em diferentes setores, desde start-ups a PME’s, grandes empresas (como a EDP e o Grupo IMPRESA), bem como o sector social, territórios, educação e em projetos focalizados na criação cultura criativa organizacional. É vice-diretor do HEI-LAB/ULHT - centro de investigação que junta a psicologia e o Design e coordenador do CIEC – Centro de competências em inovação para a Educação e Cidadania da ULHT. É ainda membro investigador de projetos europeus liderando processos participativos e de cocriação pelo Design. É um empreendedor ativo nas áreas de Design e Inovação, Marketing, Inovação Social e Criatividade. É um pensador sistêmico, criador de cursos, líder criativo, criador de modelos, processos e ferramentas e, na sua essência, é um provocador, disruptor e um agente de Mudança pela força das ideias. A sua paixão é desafiar os dogmas e paradigmas existentes, aplicando métodos de pesquisa concebidos “através dos olhos do utilizador / consumidor”. Acredita na "Ciência para o mercado" e seu trabalho como facilitador de inovação senior e criador de polinização cruzada é reconhecido por seus colegas de trabalho, estudantes e pares. A sua procura por “fazer as coisas de maneira diferente e melhor” faz dele um líder inspirador nas temáticas do Design para a inovação, sendo ainda orador convidado nacional e internacionalmente sobre criatividade e o pensamento do Design.

Universidade Lusófona

Américo Mateus

anaameliac.jpg

Professora Catedrática da FPCEUC na área de Ciências da Educação. Tem lecionado na área de Tecnologia Educativa com particular destaque na formação de professores, formadores e educadores, incidindo sobre comunicação presencial e online; recursos educativos online; educação a distância; jogos digitais e gamification.

Tem participado na organização de congressos internacionais e nacionais, sendo responsável pelos seguintes eventos: Encontro sobre Webquest (2006), Web 2.0 (2008), Podcast (2009) e sobre Jogos e Mobile Learning (20012, 2014). Foi coordenadora de quatro projetos financiados pela FCT, estando em curso: "From Games to Mobile-Learning Interactive Activities". Tem publicado em revistas, livros e em atas internacionais e nacionais. É revisora em revistas e em congressos  internacionais e nacionais.

Orientou  teses de doutoramento (6), estando 6 em curso, doutoramentos sanduíche (5); e teses de mestrado académico (38).

Interesses de Investigação / Research Interests:
Os interesses de investigação incidem sobre jogos digitais e gamification, mobile-learning, usabilidade e educação a distância, com particular destaque para o Modelo Múltiplas Perspetivas.

https://www.uc.pt/fpce/faculdade/pessoas/docentes/anaameliac

Universidade de Coimbra

Ana Amélia Carvalho

FotoAnaSimaosupertabi.png

Professora de História de 3.º ciclo e secundário na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Licenciada e Mestre em História pela FLUP, doutorada em Metodologia da História e das Ciências Sociais pela Universidade do Minho. Participou no Projeto Historical Consciousness-Theory and Practices, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2003-2007; Dinamizadora Cultural da Escola na Escola Secundária Carolina Michaëlis (2007/09); Formadora do Plano Tecnológico Educativo (2010/13) na Área da História na ação “Quadros Interativos Multimédia no Ensino/Aprendizagem das Humanidades e Ciências Sociais” pelo CFAE de Associação de Escolas Braga /Sul e da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, certificada pela DGIDC; Formadora no CFAE da Póvoa de Varzim e Vila do Conde na ação: “A utilização das novas tecnologias educativas na didática da História”; Formadora do PNPSE no mesmo CFAE em 2016;; Professora Bibliotecária e Coordenadora das Bibliotecas Escolares no Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim (2010-2017); Participou com alunos no concurso 7 dias 7 dicas sobre os media onde obtiveram o primeiro lugar nacional de 2.º Ciclo e no concurso Artistas Digitais onde obtiveram o primeiro e segundo lugares; Participou na dinamização do Projeto Erasmus + Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices Strategic Partnership for Schools Only (2016/17); É atualmente coordenadora de Inovação Pedagógica no Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho.

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Ana Catarina Simão

IMG_20190810_165731_resized_20190820_092

É professora há 31 anos, 19 dos quais no Agrupamento de Águas Santas, na EB1 de Corim.

Concluiu o curso do Magistério Primário em 1988 e tirou a licenciatura em professores do Ensino Básico, Variante Português/Inglês na ESE do Porto, em 2000.

Fez uma pós-graduação: Formação Especializada em Educação Especial (domínio emocional/personalidade), em 2012-2013.

Foi orientadora cooperante na formação profissional do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Leciona uma turma de terceiro ano e integra o Projeto Supertabi Maia.

Agrupamento de Escolas de Águas Santas

Ana Paula Cruz

foto3_edited.jpg

Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas Levante da Maia
Professora de 3º Ciclo e Ensino Secundário do grupo 330.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês – ensino de, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Ao longo do seu percurso profissional lecionou Inglês no 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário, Ensino Recorrente, Cursos de Educação e Formação e Cursos Profissionais. 
Foi certificada pela Cambridge English for Schools como certified Cambridge Examiner no âmbito do Preliminary English Test.
Frequentou inúmeras formações no contexto da didática da língua, mas também outras de interesse pessoal e profissional procurando sempre inovar e adotar práticas pedagógicas apelativas, tendo sido presença assídua nos Encontros sobre Inovação Pedagógica Supertabi.
Aceitou o convite em participar no projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50) e, nesse âmbito participou no I Seminário – “Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re) Encantar a Profissão Docente depois dos 50” num Painel de Discussão sobre os Professores Veteranos e a Inovação Curricular.

Publicou, recentemente, relatos de uma experiência num livro “Percepções dos professores sobre o processo de formação”. 

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

Ana Penas

ajo_bp.jpg

Professor Associado, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação, no grupo de investigação em Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum. Foi professor de Biologia e Geologia nos Ensinos Básico e Secundário e, como colaborador do Projeto MINERVA, participou, com a orientação do Professor Altamiro Machado, em atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do Projeto Lethes/Peneda-Gerês, tendo em vista a dinamização de uma rede telemática envolvendo as escolas das povoações do único Parque Nacional em Portugal. Realizou estudos conducentes ao doutoramento em telemática educacional na Universidade de Exeter, no Reino Unido, tendo sido supervisionado pelos Professores Niki Davis e Martin Hughes. Prestou provas de agregação em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho. Tem experiência docente na formação inicial e contínua de educadores e professores e experiência de investigação em telemática educacional, além de coordenar vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito da Tecnologia Educativa ou das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. É, também, diretor de ciclos de estudos a nível de mestrado e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento, nessas áreas de especialização.

CIEd Universidade do Minho

António José Osório

SUPERTABi foto ALM_edited.jpg

António Lopes Marinho, nasceu no Porto a 19/06/1970. Cedo despertou para a defesa dos outros e, por isso, a escolha pelo curso de Direito, que frequentou e concluiu na Universidade Portucalense, foi um imperativo de consciência. Desde 1990 que mora no Concelho da Maia. Advogado de profissão, que exerce em prática isolada em escritório situado no Porto e que partilha com 2 Colegas, é pai de 3 filhas a quem dedica todo o tempo disponível. O seu interesse e envolvimento em movimentos de cidadania conduziram-no, há mais de uma década, a integrar o movimento associativo de Pais, iniciado na EB1/JI Cidade Jardim – Maia.
Atualmente, é Presidente em exercício da APAIS da EB 2,3 da Maia (Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3 da Maia) e integra a FAPEMAIA (Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho da Maia) como Presidente do Conselho Executivo para o biénio 2018-2020.
É Conselheiro no AEGMMAIA (Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia),  membro da Comissão Alargada da CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) da Maia e integra o CME (Concelho Municipal de Educação) do Concelho da Maia.
Enquanto Presidente o Conselho Executivo da FAPEMAIA, integrou em março de 2018 o Espaço de Opinião na apresentação do Projeto INEDIT.Maia.
Em estreita parceria com a Vereação da Educação do Concelho da Maia, tem integrado o ciclo SUPERTABI , “Conversa às quartas com os Pais”, ronda de apresentações sobre utilização de tecnologias na educação realizadas nas instalações das Juntas de Freguesia dos 7 agrupamentos de Escolas do Concelho da Maia.

Presidente FAPEMAIA

António Marinho

antonio_novoa.jpg

António Sampaio da Nóvoa é actualmente Embaixador de Portugal na UNESCO. Foi Reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1986) e Doutor em História pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (2006), é Doutor Honoris Causa por várias universidades portuguesas e brasileiras.  A sua obra incide sobre temas de história da educação e de educação comparada.

 

novoa@reitoria.ulisboa.pt

Embaixador de Portugal na UNESCO

António Sampaio da Nóvoa

eu_em_2-4-2010.jpg

Aos seis anos entrou para a escola e nunca mais de lá saiu. Aprendeu a ler numa tablete de ardósia e a escrever com um estilete do mesmo material. Na escola primária era proibido usar esferográfica , mas isso não impediu que todos os alunos tivessem pelo menos uma na sua pasta.
Licenciou-se em Biologia e foi já como professor de Ciências que contactou com um computador do tamanho de uma tablete que se ligava a uma televisão, o ZX Spectrum.  Conhecia-lhe os 16K da ROM de trás p´ra frente. Para este computador  produziu vários utilitários e programas educativos. Um desses programas, "Biomas", integrou uma primitiva rede educativa da Timex.
O seu primeiro "dispositivo móvel" foi o PPC Amstrad 512. Era alimentado com 10 pilhas C que duravam 1 hora e pesava mais de seis quilos. Nunca foi muito longe com essa máquina.
Continuou a programar e começou a partilhar estas experiências como formador de professores.
Voltou à universidade para estudar, primeiro Comunicação da Ciência e depois Gestão da Formação. Na primeira temática fez um mestrado com uma tese sobre a imagem na ciência e no seu ensino. Na segunda, fez uma pós-graduação ao mesmo tempo que assumia o cargo de diretor do CFAE maiatrofa.
Em 2010 ganhou o prémio de excelência no 1º concurso de recursos digitais para educação da Casa das Ciências, patrocinado pela Fundação Gulbenkian. 
A par da gestão da formação de professores, continua a trabalhar em e com aplicações digitais educacionais.

CFAE Maiatrofa

Cândido Pereira

carla.jpg

Professora do 1.º Ciclo no Centro Escolar da Maia.

Licenciada com o curso de Professores do Ensino Básico, com a Variante de Educação Física pela ESE do Porto. É uma utilizadora proativa de dispositivos móveis em contexto educativo.

Participa desde há 3 anos no projeto de investigação em Ciências da Educação, denominado: Projeto SUPERTABi, que visa a transformação pedagógica mediada por tecnologias móveis.
Publicou, recentemente, relatos de experiência no 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning - Universidade de Coimbra.
Dinamiza diversos workshops na área das tecnologias móveis para professores, tendo por base os novos cenários de inovação pedagógica.

Faz parte da Comissão Organizadora dos Encontros SUPERTABi que se realizam todos os anos na cidade da Maia.

Candidata portuguesa ao Prémio de Classflow Educator Program Portugal, que promove práticas pedagógicas inovadoras com a utilização de tecnologia.

Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia

Carla Maia

transferir.png

Professor Auxiliar e membro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Tem um doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. É, desde 2009, o coordenador do projeto Campus do SAPO.

https://digimedia.web.ua.pt/archives/team/carlos-santos

Universidade de Aveiro

Carlos Santos

carmen.JPG

12º ano da Escola Secundária António Nobre em Quimicotecnia -ciências
Professora do 1º ciclo do Ensino Básico
Bacharelato na Escola do Magistério Primário do Porto  em 1986
Licenciatura na Universidade Aberta em Complemento de formação de professores do 1º ciclo em 2007.
Coordenadora de estabelecimento durante 3 anos.
Colaboração com a Escola Superior de Educação do Porto como professora cooperante durante 4 anos.
Representante de ano do agrupamento ao longo de 6 anos.
Funções de docente titular de turma desde o inicio da minha carreira profissional até hoje.

Agrupamento de Escolas de Pedrouços

Cármen Pinto

DA_foto.jpg

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professora do grupo 210 desde outubro de 1986. 
Obteve o grau de Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Informática Educacional, pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto, em dezembro de 2010, com a apresentação em prova pública da dissertação “Contributo de um blogue de trabalho colaborativo (multicultural) para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita em língua portuguesa”.

Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área de Tecnologia Educativa/Informática Educacional, desde 2010.

Exerce funções na Escola EB 2,3 do Castelo da Maia, AECM, onde é Coordenadora dos Diretores de Turma, membro do Conselho Pedagógico e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.

Ao longo da docência tem despertado especial interesse pelo uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula. Tem participado em alguns encontros sobre esta temática, com apresentação de práticas ou dinamização de workshops (Supertabi, Jornadas de Saúde Escolar Maia/Valongo, Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia, XVII Encontro TIC na Educação em Leiria).

Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia

Delfina Amado

ercilia.JPG

Professora do Agrupamento de Escolas da Maia.

Licenciada em Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico na variante de Educação Física, pela Escola Superior de Educação de Viseu, em 11/06/2001.

Ingressou no ensino em 2001/2002, no grupo 260, assumindo a coordenação do Desporto Escolar na escola EB2,3 de Sernancelhe (Viseu).

Em 2002 vinculou no grupo 110, exercendo funções, desde então, no 1.º Ciclo.

Em 2003/2004 cumpriu o cargo de Coordenadora de Escola na EB1/JI Alto do Moinho, integrada no Agrupamento Vertical de Almeida Garrett – Alfragide, Amadora.

Exerce funções docentes, desde 2009, na escola EB1 n.º 2 de Gueifães, onde desempenha o cargo de Coordenadora de Ano desde 2016.

Integra o projeto SUPERTABi Maia, desde 2018/2019.

Agrupamento de Escolas da Maia

Ercília Silva

Fernando_Costa10.jpg

Fernando Albuquerque Costa é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Exerce funções de Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde integra a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação.  Informação detalhada sobre os seus projetos de investigação e de intervenção, bem como da sua produção científica está acessível em http://aprendercom.org/comtic/ ou no ResearcheGate.

http://aprendercom.org/comtic

Universidade de Lisboa

Fernando Albuquerque Costa

2019-07-30 19.22.06-3.jpg

Professor de 1.º Ciclo no Conservatório de Música da Covilhã
Licenciado em Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Viseu em 2004.
Desde o inicio da sua carreira profissional preocupou-se em desenvolver nos alunos competências que vão para além do currículo, apostando na colaboração, autonomia, criatividade, comunicação, cidadania e pensamento crítico. Acredita que os alunos são os atores principais na construção do seu conhecimento e devem ser ouvidos na elaboração do currículo. Aplica práticas pedagógicas inovadoras, apelando à sensibilidade estética e artística (pintura, escultura, música) promovendo o saber cultural.
Na sala de aula utiliza metodologias diferenciadas, como o DUA, Trabalho Projeto, Sala de Aula Invertida e Gamificação, aliado às novas tecnologias como forma a motivar os alunos e potenciar a sua aprendizagem. No ano letivo 2017/2018, em parceria com a Porto Editora, arrancou com o projeto EV360, equipando a sua turma com tablets e manuais digitais.
Atualmente participa no Projeto de Investigação KML II (Kids Media Lab)- Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-escolar e 1ºCEB - https://www.nonio.uminho.pt/kml2/
É um assíduo em formações da área da educação.
Desempenhou várias funções ao longo da sua carreira profissional: Diretor Pedagógico desde o ano letivo 2015/2016 até 2018/2019; Coordenador de Qualidade (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclo); Coordenador de Sistemas Informáticos e Auditor/Examinador da ECDL Portugal (European Computer Driving Licence).
Como formador, trabalhou com empresas de renome e sempre ligado à área de informática: ESEV (Formador de CB@TIC – Informática nas Escolas de 1º Ciclo); AFTEBI (Cursos CET); NERCAB; Escola Profissional do Fundão (Formador do Curso CEF – Técnico de Reparação e Manutenção de Computadores); Finaccount; AIRV; Porto Editora (formador da Escola Virtual) e mais recentemente na EDUFOR – Mangualde.
Pai de um filho fantástico e um professor orgulhoso de todos os seus alunos brilhantes.

https://www.linkedin.com/in/fernandovasques

Conservatório de Música Covilhã

Fernando Vasques

flavio_edited.jpg

Formou-se em Ciências Biológicas em 1998 e doutorou-se em Biologia Animal, Molecular e Humana em 2010. Flavio tem uma pós-graduação em CIências da Natureza (2002), uma pós-graduação em Educação Geral e Museológica (2003), uma pós-graduação em Matemática e Ciências (2004), uma pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (2006), uma pós-graduação em Educação em Ciências Ambientais (2007), e um Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental (2016). Realizou investigação na Universidade de Cagliari (Sardenha, Itália) e desde 2002 que leciona disciplinas científicas no Ensino Secundário. Desde há 10 anos que se envolve ativamente na inovação educativa com tecnologias digitais aplicadas ao ensino e à aprendizagem. Flavio participou de numerosos eventos de formação e realizou atividades de formação para organizações públicas e privadas.

Istituto Comprensivo di Sestu – Itália

Flavio Orrú

IrisPereira.jpg

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, do Instituto da Educação da Universidade do Minho.  É investigadora integrada no Grupo Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum, RG-NORTE-1661-1297, do Centro de Investigação em Educação em Educação da mesma universidade. As suas áreas de investigação centram-se na educação em língua e multiliteracias e na formação profissional de educadores de infância e professores. É atualmente representante de Portugal na Ação COST The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY) http://www.cost.eu/COST_Actions/isch/Actions/IS1410

Membro da Comissão Diretiva do CIEd e Coordenadora do grupo de investigação Tecnologia, Multiliteracias e Curriculum.

CIEd Universidade do Minho

Íris Pereira

Foto 2.jpg

Pós-doutorada em Psicologia da Educação, no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, tendo como domínio de investigação a criatividade (em particular os processos c riativos e suas aplicações) e as Social Emotional Skills.
Esta paixão seguiu-se, porém,à da Matemática, em que se licenciou na Universidade do Porto (1987).
Viu publicados vários artigos sobre o tema em revistas nacionais e internacionais, assim como apresentadas conferências, comunicações e cursos em congressos nacionais e internacionais. É Presidente da Direção e do Conselho Científico do Torrance Center Portugal, por convite do Torrance Center Internacional (Universidade da Geórgia, USA), Diretora em Portugal do Future Problem Solving Program International do Destination Imagination, onde acumula as funções de elemento do Board of Trusties. Possui os direitos exclusivos e é a responsável pela validação no contexto português, do teste internacionalmente reconhecido de avaliação da criatividade, Torrance Test of Creative Thinking. 
É, pois, dinamizadora e gestora de projetos, docente, investigadora e formadora em diferentes áreas.

 

www.iveteazevedo.com

Torrance Center Portugal

Ivete Azevedo

photo.jpg

professor no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd). Tem uma Licenciatura em Educação Visual (1991), um Mestrado em Tecnologia Educativa (2002), um Doutoramento em Tecnologia Educativa (2009), e um Pós-Doutoramento em Tecnologia Educativa (2019). Os seus interesses de investigação incluem a Educação Online, Aprendizagem Enriquecida por Tecnologia e Usabilidade. Dedica-se atualmente às pedagogias inovadoras, nomeadamente blended learning, flipped learning, digital storytelling, gamification, game-based learning.

http://jlencastre.wixsite.com/josealbertolencastre

CIEd Universidade do Minho

José Alberto Lencastre

jabrandao.jpg

Professor Associado com Agregação e membro do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão (DEILDS) do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Diretor Adjunto no Centro de Investigação em Educação (CIEd).

CIEd Universidade do Minho

José António Brandão Carvalho

thumbnail_José_Carlos_Morgado.jpg

É Licenciado em Biologia, Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desde 1982, e Doutorado em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho, desde 2003.
Atualmente é Professor Associado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, membro do Conselho Científico do mesmo Instituto, Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e Investigador Integrado no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.
É autor, coautor e organizador de diversos trabalhos e publicações, de âmbito nacional e internacional, nas áreas das Políticas e Práticas Curriculares, da Autonomia Curricular, da Avaliação, da Formação de Professores e da Pedagogia no Ensino Superior.

CIEd Universidade do Minho

José Carlos Morgado

IMG_20190801_092058.jpg

Começou esta viagem fantástica aos sete anos, viagem que continua ainda hoje! Um dos momentos altos dessa viagem foi ter-se licenciado, pela ESSE do Porto, em 1994, como professor do ensino básico – variante de português/francês.
Lecionou português a estrangeiros, foi diretor da biblioteca escolar do ISLA (instituto superior de línguas e administração, em Vila Nova de Gaia) e mergulhou de cabeça no mundo maravilhoso do 1.º ciclo, de onde parece que nunca mais saiu, durante vinte e quatro anos, dezasseis dos quais no agrupamento de escolas do Levante da Maia, os últimos nove no centro escolar de Folgosa.
Frequentou diferentes modalidades de formação, tão diversas como o projeto educativo, o euro, primeiros socorros, técnicas de escrita criativa…, com destaque para os dois anos em que viveu a experiência do Programa de Acompanhamento e Formação Contínua em Matemática e, no último ano escolar, o projeto SUPERTABI, enquanto lecionou uma turma do 3.º ano, com 20 alunos, alguns dos quais com necessidades educativas muito específicas. Aliás, ao longo de vários anos letivos, teve a oportunidade, a responsabilidade e, na verdade, o privilégio de trabalhar com turmas com dois anos de escolaridade, diferentes níveis de aprendizagem e de dificuldades.
Viveu, ainda, a experiência da coordenação de escola e sente-se grato por ter trabalhado e convivido com colegas de profissão excecionais. Já declamou poesia, em português e em francês, e fez teatro.

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

José Sousa

Katarzyna Pawlak.jpg

Professora de inglês na escola do 1.º Ciclo nº 41 em Łódź, Polónia. Formou-se na Universidade de Łódź com um mestrado em Inglês. Katarzyna é uma apaixonada pelas novas tecnologias no ensino e alarga constantemente o seu conhecimento sobre práticas pedagógicas inovadoras, como por exemplo, blended learning, gamification, flipped learning, game-based learning.

Szkola Pdstawowa nr 41 im. Krola Wladyslawa Jagielly – Polónia

Katarzyna Pawlak

Manuel_João_Costa_(portal).jpg

Licenciou-se em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1991, com a classificação final de 15 valores. Concluiu o Doutoramento em Ciências Biomédicas na mesma Universidade em 1997. Em outubro de 1996, ingressou na Universidade dos Açores como Assistente Estagiário, onde veio a assumir funções de Professor Auxiliar. Em Janeiro de 2004, ingressou na Universidade do Minho, na Escola de Medicina (então designada Escola de Ciências da Saúde) onde é Professor Associado desde Maio de 2011. É investigador do Instituto de Investigação de Vida e Saúde (ICVS).

Coordenou ou participou em 7 projetos científicos financiados. Editou 1 livro, foi autor de 3 capítulos em livros e mais de 60 artigos científicos indexados nas bases de dados SCOPUS/ISI web of knowledge. Assegurou a orientação/coorientação de 5 dissertações de doutoramento e 3 de mestrado. Proferiu, a convite, mais de 60 conferencias em eventos nacionais e internacionais. Foi Coordenador da linha piloto de investigação em educação em ciências da saúde do Instituto de Investigação de Vida e Saúde (ICVS).

Foi membro do Conselho Geral da Universidade do Minho entre 23 de Outubro e 2017 e 8 de Setembro de 2018. Na Escola de Medicina, foi coordenador da Unidade de Educação Médica, secretário do Conselho Pedagógico e da Comissão de Curso de Medicina entre janeiro 2004 e setembro de 2018. Foi Presidente do Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau e licenciado entre os anos letivos 2013/14 e 2017/2018. No mesmo período, foi responsável pelo programa anual de desenvolvimento docente dessa Escola.
A sua atividade académica tem incidido sobre a inovação nas práticas pedagógicas no ensino superior e sobre a investigação da educação na área da saúde, em particular na educação médica. Na Universidade do Minho, participou na fundação e é membro do Centro de Inovação para o Desenvolvimento do ensino e Aprendizagem (IDEA-UMINHO). A nível nacional, participou na fundação e lidera a Rede de Investigação em Educação Médica, estando associado a diversas iniciativas de desenvolvimento e inovação no ensino-aprendizagem no ensino superior. Internacionalmente, tem promovido e desenvolvido redes de investigação internacionais, particularmente com o Brasil e de Espanha. Tem exercido funções em comissões internacionais nas áreas de ensino de bioquímica e educação médica. Organizou ou co-organizou diversos cursos e eventos de inovação e desenvolvimento de práticas pedagógicas para docentes do Ensino Superior desde 2003, incluindo o V Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior realizado na Universidade do Minho em 2018. É membro da comissão diretiva da Sociedade Espanhola de Educação Médica desde 2015.
Recebeu o Prémio de melhor projeto de ensino pré-graduado em medicina pela Fundação Lilly-Universidade Complutense de Madrid em 2013, o Prémio de Ensino da Escola de Ciências da Saúde em 2008 e a distinção de excelência na inovação na educação científica atribuída pela Society for Integrative and Comparative Biology em 2003.

 

Pró-Reitor da Universidade do Minho - Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica

Manuel João Costa

Manuel Morais.jpg

Manuel Augusto Rebelo Morais, natural da freguesia de Sande, concelho de Lamego, Professor do Ensino Básico na variante de Educação Física. Licenciado pela Escola Superior de Educação de Viseu, Pólo de Lamego. Iniciou o percurso como docente em Macedo de Cavaleiros, passou quatro anos na Ilha das Flores dos nossos belos Açores e regressou ao continente pela porta do Agrupamento Leonardo Coimbra Filho, tendo entrado para o Quadro do agrupamento atual (AE Castêlo da Maia), onde leciona, na EB1 do Castêlo da Maia, há treze anos.

Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia

Manuel Morais

Marco Bento 2019.jpg

Marco Bento é natural de Coimbra. Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2003. Tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em TIC, na especialização de Comunicação Multimédia, desde 2013.

Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, em 2015.
Desde 2014, tornou-se autor e responsável por diversas formações, workshops e comunicações sobre a utilização de dispositivos móveis e novos cenários de inovação pedagógica mediados por tecnologia em contexto educativo (mobile learning, ubiquitous learning, flipped learning, gamification, game based learning, project based learning, spaced learning, colaborative and cooperative learning scenarios,…).
Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, estando na fase de conclusão do Doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, com um projeto financiado com uma bolsa de investigação científica atribuída pela FCT no Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC).
Faz parte de duas redes internacionais, a Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY), na qual é co-investigador na ação "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e a Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Atualmente é co-investigador nos projetos europeus, Games2Learn & Gamification2Engage; Gaming in Action - engaging adult learners with games and gamification; e Projeto FCT Rekindle+50.
Coordena desde há 4 anos o Projeto SUPERTABi (transformar as práticas pedagógicas através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem), assim como Coordena os Encontros sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi para discutir as três dimensões de investigação: pedagogia, tecnologia e espaço de aprendizagem.
É membro e assistente editorial da revista e website Estreiadialogos, da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.

www.marcobento.com

CIEd Universidade do Minho

Marco Bento

mjh.jpg

Estudou Geologia na Universidade de Coimbra, fez Mestrado em Didática das Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorou-se em TIC e Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Integrou o Grupo de Trabalho que teve como missão a definição do perfil de saída dos jovens no final de 12 anos de escolaridade obrigatória, publicado em 2017. Faz investigação em Educação e exerce atualmente as funções de Subdiretora-Geral na Direção-Geral da Educação na Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação.

Subdiretora Geral de Educação

Maria João Horta

foto_mauro.jpg

Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra.
Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, aprendizagem móvel, realidade virtual e aumentada. 
Promoveu enquanto formador várias oficinas de formação e cursos KA1 do programa ERASMUS+ para a implementação de abordagens inovadoras na aprendizagem móvel.
Orientou vários alunos que concluíram o seu programa de doutoramento com teses desenvolvidas na área educativa.
Investigador principal do projecto MILAGE: Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books, do programa ERASMUS+, financiado pela União Europeia. Desenvolveu a plataforma MILAGE APRENDER+ para a aprendizagem móvel que permite aos alunos estudarem qualquer disciplina num ambiente gamificado e que implementa um esquema de autoavaliação e avaliação dos pares com vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e de uma aprendizagem ativa centrada no aluno. Mais de 18 mil alunos usam esta aplicação, também disponível em Espanhol, Inglês, Norueguês e Turco. A Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática e a Universidade do Algarve estabeleceram um protocolo de colaboração para estender a utilização da plataforma MILAGE APRENDER+ a todos as escolas em Portugal.

Universidade do Algarve

Mauro Figueiredo

paulo almeida.JPG

Paulo Almeida, nasceu em 1975 em Águeda.
É licenciado em matemática pela Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Ensino da Matemática e mestre em Matemática pela Universidade de Aveiro, em 2008 terminou a sua Especialização em Administração Escolar. 
É diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior (AEFCPS), desde 2012, tendo sido subdiretor entre 2008 e 2012 e assessor entre 2007 e 2008.
Foi professor acompanhante do Plano de Ação para a Matemática (PAM) e, durante 10 anos, foi supervisor de exames pelo IAVE, tendo participado nos projetos EQUAMAT e PmatE da Universidade de Aveiro.
Paulo Almeida é coautor de vários manuais escolares de matemática de diferentes anos de escolaridade e de vários artigos sobre educação. 

https://aefernandocasimiro.wordpress.com

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva - Rio Maior

Paulo Almeida

IMG_20190522_114839.jpg

Rosa Amaral, Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade do Minho (2009), docente do Quadro de Escola, no Grupo 300, do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia (desde 1996), Agrupamento onde, no âmbito da autonomia e flexibilidade curriculares, é elemento da Equipa de Coordenação das Equipas Pedagógicas

Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia

Rosa Amaral

6770245.jpg

Diretor do Centro Multimédia da Porto Editora, unidade orgânica deste Grupo Editorial responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos na área projetos na área das tecnologias da informação e comunicação multimédia. Licenciado em Línguas e Literaturas 
Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com formação complementar na área da Edição Digital, Gestão de Empresas e UX, possui  mais de 20 anos de experiência nesta área, estando ligado à conceção de produtos e serviços como a Diciopédia, a Infopédia, o Educare.pt e a plataforma Escola Virtual.

Porto Editora - Escola Virtual

Rui Pacheco

Foto_Sónia_Antunes_edited.jpg

Professora do 1º Ciclo  no Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho.
Licenciada em Professores do Ensino Básico na Variante de Matemática e Ciências da Natureza, em 2000 e possui uma Pós-Graduação em “Abordagens e Modelos de Intervenção na Adolescência”, concluída no ano de 2002.
Ingressou no ensino em 2000/2001, no grupo 230 e no ano de 2005 vinculou no grupo 110, exercendo funções, desde então, no 1º Ciclo.
Entre 2004 e 2005 exerceu, também, funções como Professora de Educação de Jovens e Adultos- Alfabetização.
É Docente na Escola EB1 Da Prozela, desde 2009 e integra o Projeto Supertabi Maia desde o ano letivo 2018/2019.

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Sónia Antunes

Susana.jpg

A criatividade tem sido o foco central no seu percurso profissional. Da licenciatura em Artes Plásticas, à Pós-graduação de Sistemas de Comunicação e Multimédia, ao Doutoramento em Design na Universidade de Aveiro em 2016 - Design generativo: experimentação sobre signos identitários analisados nos cartazes turísticos portugueses de 1934-2014, o principal objetivo será sempre cruzar a criatividade e os processos. Foi Professora auxiliar no IADE-EU até 2018 nas disciplinas de Design & Games, Design e Comunicação, Inovação e Criatividade, Aprendizagem colaborativa e Modelos Criativos e Técnicas. Desde Setembro de 2018 é directora da Licenciatura em Design de Comunicação do ISMAT – Grupo Lusófona em Portimão. Foi coordenadora do Design de novas Práticas Pedagógicas no IADE-UE e co-coordenadora da Pós-graduação em Design Thinking & Prototyping. Foi professora assistente convidada entre 2006 e 2016 da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, das unidades curriculares de Design, Computação de Imagem Digital, Introdução à Computação, Introdução aos Sistemas Digitais, História da Arte, Arte Contemporânea e Metodologias da Investigação. De 2009 a 2014 lecionou a unidade curricular Teorias e Práticas Artísticas Contemporâneas do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. 
Da ligação do mundo académico ao mercado, em 2009 é co-fundadora / sénior designer do atelier de design e comunicação GUDA – Give U Design art, Lda., onde desenvolvem design aplicado e investigação/ aplicação de metodologias de design thinking, combinando o conhecimento em Design Gráfico, Design Digital 3D, Consultoria de Design, Inovação em Cocriação, Creativity by Arts (desenvolvimento do modelo e das ferramentas). Em 2017, a GUDA integra o consórcio do Projecto Europeu H2020 URBINART - Urban regeneration nature based solutions, liderado pelo CES - Centre for Social Studies da Universidade de Coimbra. 
Atualmente desenvolve investigação na linha temática Inverse futures - Speculative Design Research – no centro de investigação HEI-LAB da ULHT. 

Universidade Lusófona

Susana Leonor

TeresaG.jpg

Maria Teresa Godinho é coordenadora da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação. É licenciada em Matemática Aplicada - Ramo de Especialização Científica e possui formação profissional, Formação em Serviço, para a lecionação no ensino Básico e secundário.
Foi membro do grupo de trabalho ET2020 da União Europeia: Digital and online Learning.
Durante 12 anos fez parte da Direção, como subdiretora, de uma Escola Secundária, tendo contribuído para a implementação e desenvolvimento das tecnologias digitais em todo o espaço escolar.


http://erte.dge.mec.pt/

ERTE – Direção Geral de Educação

Teresa Godinho

bottom of page