top of page

ORADORES

Prof. Doutor António Moreira (Universidade de Aveiro)

Doutorado pela Universidade de Aveiro em Didática das Línguas Estrangeiras, desenvolvendo actividades docentes e de investigação. Com vários livros e artigos publicados, coordenou o CC-TIC da UA, o Laboratório de Courseware Didáctico, e dirige o Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Coordenou também o programa Internet@eb1 no distrito de Aveiro. Com actividade principal na pós-graduação, já orientou mais de cem pós-graduados, 32 dos quais PhD. Fundou e dirigiu a Revista online Indagatio Didactica e é membro do Conselho Científico da escola Doutoral da Universidade de Aveiro, bem como Vice-coordenador do CC Permanente do CIDTFF, no qual dirige o grupo 3 - Tecnologias Multimédia. Os seus principais interesses de investigação são os Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva, as Comunidades de Aprendizagem e de Prática, as Ferramentas Web 2.0 e o Ensino de Acesso Aleatório.

Prof. Doutor António J. Osório (Universidade do Minho)

Professor Associado, com Agregação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Experiência docente na formação inicial e contínua de educadores e professores e experiência de investigação em telemática educacional. Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito da Tecnologia Educativa ou das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Diretor de ciclos de estudos a nível de mestrado e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento, nessas áreas de especialização.

Doutora Maria João Gomes (Universidade do Minho)

Doutorada em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa desde 2003. É investigadora do Grupo Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum, RG-NORTE-1661-1297, do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho e coordenadora do Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho e diretora da revista “Educação, Formação & Tecnologias”. Tem orientado projetos de pós-graduação ao nível de mestrado e doutoramento no campo da Tecnologia Educativa. Os seus principais interesses de investigação focam-se nos domínios da educação a distância e online e nas abordagens pedagógicas inovadoras com recurso às TIC.

Doutor José Alberto Lencastre (Universidade do Minho)

Professor e investigador no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Concluiu o seu doutoramento em Educação, especialização em Tecnologia Educativa, em 2009 com uma tese sobre a Educação Online, tendo desenhado, desenvolvido e implementado um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para apoiar uma abordagem pedagógica de flipped learning, uma forma de blended learning.
Os seus interesses de investigação incluem o e-Learning, b-Learning, Technology-Enhanced Learning e Usabilidade. Nos últimos anos tem-se dedicado às pedagogias inovadoras, nomeadamente o ensino pela imagem, flipped learning, digital storytelling, gamification, game-based learning, mobile learning.

Doutora Íris Susana Pires Pereira (Universidade do Minho)

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, do Instituto da Educação da Universidade do Minho.  É investigadora integrada no Grupo Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum, RG-NORTE-1661-1297, do Centro de Investigação em Educação em Educação da mesma universidade. As suas áreas de investigação centram-se na educação em língua e multiliteracias e na formação profissional de educadores de infância e professores. É atualmente representante de Portugal na Ação COST The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY) http://www.cost.eu/COST_Actions/isch/Actions/IS1410

Dr. Marco Bento (Universidade do Minho)

Professor do 1.º CEB, com uma Pós-graduação e um Mestrado em TIC e Comunicação Multimédia. Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior. É autor e responsável por diversas formações e projetos sobre a utilização de dispositivos móveis em contexto educativo. Atualmente frequenta o Doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho, no Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC).
​É co-investigador no projeto europeu COST (European Cooperation in Science and Technology) no âmbito da ação The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY).

Dr.ª Maria Teresa Godinho (Direção Geral de Educação - ERTE)

Coordenadora da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação. É licenciada em Matemática Aplicada - Ramo de Especialização Científica e possui formação profissional, Formação em Serviço, para a lecionação no ensino Básico e secundário.
Durante o ano de 2015 foi membro do grupo de trabalho ET2020 da União Europeia: Digital and online Learning. 
Durante 12 anos fez parte da Direção, como subdiretora, de uma Escola Secundária tendo contribuído para a implementação e desenvolvimento das tecnologias digitais em todo o espaço escolar. Foi também membro do Conselho Pedagógico, do Conselho Administrativo, responsável pela formação de professores, coordenadora dos professores de Matemática e professora responsável pelo projeto europeu “Living Schools Lab”, da European Schoolnet.

Dr. Fernando Manuel Franco (Direção Geral de Educação - ERTE)

Licenciado em Geografia, é professor há 35 anos do Ensino Básico e Secundário. Algumas das posições mais relevantes na escola foram: Diretor da Escola/Agrupamento durante 8 anos, Presidente da Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Geral da Escola, Representante das Escolas no Conselho Municipal de Educação,
Na equipa ERTE está ou esteve envolvido nos projetos inGenious, Coordenador Nacional da Creative Classroom Lab Project, Membro da equipa responsável pela produção de Webinars da DGE, Acompanha o projeto Edulabs - Tablets nas escolas, Coordenador Nacional do projeto internacional da EUN da qual a DGE faz parte, o projeto CO-LAB, Iniciativa – Laboratórios de Aprendizagem e Responsável pelo acompanhamento da iniciativa, Ambientes Educativos Inovadores.

Dr. Cândido Manuel Ramalho Pereira (CFAE MaiaTrofa)

Professor de Biologia e Geologia, Mestre em Comunicação da Ciência, diretor do CFAE maiatrofa desde 2013.
Entusiasta da utilização das TIC em educação, produz recursos educativos digitais que utiliza e partilha. Vencedor do Prémio de Excelência da Casa das Ciências em 2010.

Dr. Benjamim Moreira de Sousa (Diretor do AEGMM)

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP-UP, em 1978. Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade pela FEUP-IEP e Pós-Graduado em Administração Escolar pela Universidade Portucalense.
Formador certificado pelo Conselho Científico da Formação Contínua nas áreas das TIC e da Eletrotecnia. Dinamizou vários projetos relacionados com as TIC, Moodle, Ferramentas Informáticas na ótica do utilizador e alguns projetos eTwinning. Formador em Serviços de Qualidade para Assistentes Operacionais e Técnicos em diversos centros de formação. É co-autor de um livro de informática para alunos do 9ºano.
Subdiretor do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia em 2009 e presidente da Comissão Administrativa do mesmo agrupamento em 2009/2010, está atualmente a exercer o cargo de diretor do mesmo Agrupamento de escolas desde esse ano.

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4
Âncora 5
Âncora 6
bottom of page